Atendimento por WhatsApp

O que é rede de computadores?

Uma rede de computadores é a prática de conectar dois ou mais dispositivos de computação e suas respectivas redes, formando uma grande teia e possibilitando a comunicação entre todos os sistemas.

Assim, ela pode ser definida como uma malha que interliga milhares de sistemas computacionais, possibilitando transmitir dados e compartilhar recursos como a capacidade de armazenamento, como impressoras, conexões com a internet, entre outros.

Desta forma, servidores, laptops, celulares e modens são alguns dos dispositivos que compõem o nosso dia a dia e estão conectados a uma rede. Presentes em residências, comércios e órgãos públicos, eles estão em todos os lugares.

Para que serve uma rede de computadores?

Rede de computadores é um sistema internacional que permite o compartilhamento de informações, serviços e outros benefícios entre pessoas e empresas de todo o mundo, possibilitando enviar e receber e-mails, assistir vídeos e compartilhar arquivos, independentemente da localização geográfica.

Assim, tudo o que envolve a transmissão de dados só é possível por meio de uma rede. Também pode-se citar como outros exemplos de aplicações:

  • Compartilhamento de arquivos, possibilitando inclusive compartilhar arquivos de dados confidenciais
  • Acesso a aplicativos, com a possibilidade de baixar, visualizar e usar aplicativos pela rede
  • Compartilhamento de dispositivos e hardwares, como impressoras e discos rígidos
  • Modelo cliente-servidor, os dados são armazenados em servidores, onde os dispositivos do usuário final pode acessar as informações
  • VoIP, conhecido como Voz sobre IP, nada mais é do que o processo de envio de dados de voz por meio de protocolos da internet
  • Comunicação, incluindo imagem, texto, áudio e vídeos
  • E-commerce, permitindo aos usuários vender e comprar produtos e serviços online
  • Jogos, possibilitando que usuários de diferentes localidades possam jogar em simultâneo

Como funciona uma rede de computadores?

Dispositivos de rede usam diversos tipos de hardware e software para especificar, regular e padronizar como os dados serão enviados e recebidos. Atualmente, os dois tipos mais utilizados são a LAN (Local Area Network)e a WAN (Wide Area Network).

Todas as redes de computadores são compostas por equipamentos que exigem especificações e regras distintas para estabelecer a comunicação entre cabos e equipamentos como modens, roteadores, placas e portas.

A forma como estes sistemas se comunicam é estabelecida por protocolos e normas para a transmissão, verificação e envio de dados, garantindo que o processo ocorra sem nenhum problema.

Um exemplo disso é o padrão ethernet, que estabelece uma linguagem comum para a comunicação em LANs e o padrão 802.11 para WLANs.

Linha Eonstor GSe

Protocolo TCP/IP

Redes de computadores utilizam os famosos protocolos, responsáveis por possibilitar a comunicação entre dois ou mais dispositivos. Entretanto, até chegar a este momento, muita coisa rolou.

Para que a comunicação entre dois “nós” seja estabelecida, é fundamental que eles pertençam a mesma rede e utilizem a mesma linguagem.

Essa necessidade levou os engenheiros do Departamento de Defesa dos EUA a pesquisar e desenvolver padrões que permitissem essa comunicação. Entretanto, foi apenas em 1969 que uma pesquisa realizada pela ARPA (Agência de Projetos e Pesquisa Avançada) chegou no que conhecemos hoje como protocolo TCP/IP.

O TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol) é um conjunto de protocolos de comunicação que estabelece padrões de comunicação para a transmissão de dados, permitindo que os computadores se comuniquem em uma rede como a internet.

A primeira ligação formal com o protocolo TCP/IP ocorreu em meados da década de 1970, pouco tempo depois, o modelo OSI foi criado com o intuito de estabelecer um padrão para facilitar o processo de interconectividade entre máquinas e equipamentos de diferentes fabricantes.

Endereço IP

Todo o dispositivo possui um identificador exclusivo que o identifica na internet ou em uma LAN. Este identificador, nada mais é do que o endereço IP e serve para identificar o destino ou a origem da transmissão.

IP, por sua vez, é um acrônimo para “Internet Protocol” ou em tradução “Protocolo de Rede”. Este protocolo consiste em um conjunto de regras que regem o formato de dados enviados pela internet ou rede, como os sistemas web, FTP e DHCP.

Além destes, outro identificador bastante comum é o MAC Address, utilizados principalmente em configurações mais avançadas.

Capacidade de transmissão

A capacidade de transmissão de cada rede é definida pela largura de banda fornecida, ou seja, nada mais é do que a quantidade de tráfego que ela pode suportar durante uma operação.

É importante saber que a capacidade de uma transmissão varia conforme o tipo de equipamento utilizado, o tipo de aplicativo, o tipo de comunicação (cabo, fibra ou onda, por exemplo), sendo qualificada pelo termo “largura de banda”, cuja medição se dá através da unidade taxa de transferência suportada.

Embora as taxas de transferência e a largura de banda compartilharem uma construção linguística semelhante, elas possuem denotações diferentes. Enquanto a largura de banda é definida pelo número máximo teórico de bits por segundo (bps) que pode passar por uma rede, a taxa de transferência corresponde a velocidade real que uma transmissão atinge e geralmente, é medida em Megabytes por segundo (MB/s).

Apesar disso, vale destacar que alguns fatores podem afetar a largura de banda, como a taxa de transferência, latência, poder de processamento, equipamentos e até mesmo a própria infraestrutura.

Capacidade de transmissão da rede

Quais são os tipos de redes de computadores?

Existem diferentes tipos de rede, desde locais, com ou sem fios, passando pelas externas, virtuais, privadas e assim por diante. Entre as principais, pode-se citar: LAN, WLAN, MAN, WMAN, WAN, SAN e PAN. Apesar disso, elas são classificadas em apenas dois conceitos: locais e remotas.

Normalmente, as redes de comunicação usadas em uma empresa ou residência são do tipo LAN, enquanto em redes maiores que fornecem acesso à internet são chamadas de WAN.

LAN - Local Area Network

LAN ou Local Area Network é composta por servidores de arquivos, computadores e demais equipamentos que estão em um mesmo local físico, seja em uma empresa, residência ou em uma grande organização governamental.

Uma LAN pode incluir uma infinidade de equipamentos e possibilitar a troca de informações entre os dispositivos conectados à rede. No entanto, ela não pode fornecer acesso à internet para qualquer que seja o dispositivo conectado.

Para isso, a LAN precisa estar conectada a WAN. Essa conexão, pode ser feita por meio de equipamentos como modem, roteadores e uma conexão de banda larga.

WAN - Wide Area Network

WAN ou Wide Area Network é um tipo de comunicação de longa distância utilizada globalmente. Isso porque, elas são responsáveis por conectar sistemas em todo o mundo e possibilitar a comunicação entre computadores, servidores e storages independentemente da sua localização geográfica.

Vale ressaltar que apesar de não ser um termo muito popular, as WAN fazem parte do nosso dia a dia. Ainda que poucos saibam, a Internet, por exemplo, é um tipo de WAN que nos possibilita enviar e receber e-mails, executar vídeos no YouTube ou Netflix, usar serviços de nuvem como o Gmail, ouvir músicas no Spotify e assim por diante.

Como é o acesso à rede?

Além de serem classificadas como locais ou remotas, as redes também podem ser divididas como públicas ou privadas. As públicas são abertas e permitem que qualquer pessoa acesse a internet, enquanto as privadas exigem que o usuário insira seus dados de acesso para conectar-se.

Em uma empresa ou organização, são utilizados sistemas de controle de acesso (NAC) que através de políticas de segurança, controlam o acesso à rede corporativa. Isso significa, que para se conectar, os dispositivos devem ter as permissões necessárias, bem como atender a todos os requisitos de autenticação e segurança definidos pela empresa.

Todo esse controle é fornecido e administrado por políticas pertencentes a um controle central, possibilitando que um controlador de domínio seja utilizado para controlar o acesso dos usuários ao computador, servidor ou storage. Esse procedimento é feito para garantir que eles tenham as permissões necessárias.

Como funciona o acesso a rede

Dispositivos que integram uma rede de computadores

Dispositivos como switches, modems, roteadores, computadores, servidores, entre outros são alguns dos equipamentos que compõem uma rede de computadores. Além destes, sistemas de armazenamento como os storages também estão presentes, juntamente com softwares para gerenciar a transmissão de dados.

Um storage NAS pode ser facilmente usado para centralizar os dados de uma LAN, liberando o servidor desta função e atuando como uma espécie de repositório centralizado de dados.

Vale destacar que estes sistemas também podem atuar como um proxy para possibilitar as transferências entre a LAN e as WANs, como a Internet.

Levando tudo isso em conta, o storage NAS costuma ser uma solução bastante eficiente para atender situações em que equipes precisam trabalhar juntas em um determinado projeto, pois, possibilita compartilhar arquivos entre todos os membros em um ambiente seguro.

Somos especialistas em servidores e storage

Redes de computadores, nada mais são do que uma coleção de servidores, computadores e demais dispositivos conectados em uma rede para compartilhar informações e recursos entre si.

Como vimos, há diferentes tipos de rede, que podem variar conforme o tipo de aplicação, distância, equipamentos, entre outros fatores. Desta forma, para cada necessidade e demanda, há um tipo ideal.

A Infortrend é especialista em sistemas de armazenamento, backup e servidores. Dispondo de uma variedade de equipamentos, a Infortrend tem as melhores soluções para o seu negócio. Traga seu projeto e tire todas as suas dúvidas!


Leia mais sobre: Rede de computadores

Rede de computadores é uma malha que interliga milhares de sistemas computacionais para a transmissão e compartilhamento de dados. Confira artigos sobre o assunto!


TELEFONE

(11) 3475-5000

Entre em contato com um de nossos especialistas por telefone!

E-MAIL

contato@infortrend.com.br

Envie sua dúvida, crítica ou sugestão para nossa equipe!

SUPORTE

Técnicos Especializados

Nossa equipe é altamente qualificada para atender a sua necessidade.